quinta-feira, 4 de março de 2010

Um Dia Especial!!


Hoje, dia 04/março 2010, é um dia Especial: além da estréia de "A GAIOLA DAS LOUCAS" com Miguel Falabella, Diogo Vilela e grande elenco com a produção luxuossíssima de Sandro Chaim, é também o dia da inauguração da exposição "A GAIOLA DAS LOUCAS: 36 Anos Antes!" no foyer do Oi Casa Grande.
A idéia da exposição surgiu a partir do momento que percebi que, sempre que comentava com amigos e o publico em geral sobre a nova montagem da “Gaiola” com o Miguel e o Diogo no Oi Casa Grande, as pessoas mencionavam o sucesso das montagens anteriores com o Jorge Dória e o Carvalhinho, em produções, certamente menos glamurosas, mas com certeza, muito divertidas.

Mas por onde começar essa exposição?
Vamos homenagear o grande ator Jorge Dória em vida?
Primeiramente consultei o produtor da nova versão Sandro Chaim e o diretor Miguel Falabella e eles adoraram a idéia e imediatamente deram o Ok p/ a homenagem ao Dória e a exposição.

Mas por onde Começar? Como vamos chegar às pessoas e ao material para a exposição?
Como nada é por acaso, na semana anterior ao Carnaval, recebi um email do amigo Colmar Diniz, dizendo que estava voltando de férias em Paris e assistira a montagem da “Gaiola” de lá e ficou surpreso com o sucesso, que lota diariamente um teatro de 1100 lugares e que se emocionou ao imaginar o quanto seria bom o Dória & Carvalhinho participarem de uma produção tão luxuosa como aquela. Nas entrelinhas contou-me ainda que ele é quem assinou os figurinos e cenários das 02 montagens nacionais da “Gaiola”. Num impulso percebi que o caminho era esse: liguei imediatamente para o Colmar, expus a minha idéia da exposição pra ele, e ele, mais uma vez - já que a exposição anterior no Oi Casa Grande sobre “O Mistério de Irmã Vap”, também teve sua importante contribuição – colocou seu acervo a nossa disposição.

A partir daí comecei a pesquisar em livros de teatro, google e internet em geral, informações sobre as montagens anteriores da “Gaiola” pra buscar mais material, ate que cheguei na viúva do diretor e adaptador João Bethencourt – a Sra. Margot Mello – que emocionada, lembrou de várias histórias da estréia da “Gaiola” e me falou do elenco original da 1ª montagem em 1974. Depois disso, fiz contato com a Márcia, esposa do ator Jorge Doria, pra convidá-los pra estréia e ela confirmou a presença dele.
Desta montagem de 1974, contactei também a atriz Lady Francisco, que emprestou várias fotos da época.
Da montagem de 1994, fiz contato com a atriz Monique Lafond e o ator Marco Miranda que também cederam fotos para exposição e estarão na estréia do espetáculo e da exposição hoje.
Depois de conseguir o acervo para exposição, fui atrás de quem passaria a idéia para o papel, aliás, para as paredes do teatro em forma de exposição: o artista gráfico Dan Strougo e o fotografo Mario Grisolli, que foram os idealizadores da exposição inicial e permanente do Oi Casa Grande em sua reabertura em maio/2008 e ainda nas paredes do nosso teatro.

Nesta exposição “A GAIOLA DAS LOUCAS: 36 Anos Antes” apresentamos maquete do cenário de 1974, os desenhos originais dos figurinos e cenários das 02 montagens, programas e ingressos, convites das estreias das 02 montagens, criticas dos principais jornais da época, inclusive do – hoje autor de novelas – Gilberto Braga, elogiando muito a 1ª montagem, anúncios de jornais, além de farto material fotográfico dos elencos e até fotos das comemorações de 100 e 700 apresentações da 1ª montagem.

AS MONTAGENS ANTERIORES:

La Cage Aux Folles de Jean Poiret que estreou em Paris em janeiro de 1973 e teve sua primeira versão brasileira - A GAIOLA DAS LOUCAS – com direção e adaptação de João Bethencourt em 1974, com produção de Pedro Carlos Rovai, direção e adaptação de João Bethencourt, e trazia no elenco, além dos protagonistas Jorge Dória e Carvalhinho, os atores Gésio Amadeu, Vânia Mello, Walter Magalhães, Suzy Arruda, Nélia Paula, Lady Francisco, César Montenegro, Haroldo de Oliveira, Maria Pompeu e grande elenco.
Em 1994, sob a direção de Jorge Fernando e produção de Walney Haiddar, além dos mesmos protagonistas anteriores, a nova produção contava com os atores Monique Lafond, Vera Gimenez, Norton Nascimento, Rogério Garcia, Hugo Gross, Roberta Índio do Brasil, Marco Miranda, Ângelo de Matos e grande elenco.
As duas produções estrearam no mesmo Teatro Ginástico (no Centro do RJ), tiveram o mesmo adaptador João Bethencourt e o mesmo cenógrafo/ figurinista Colmar Diniz. Apesar disso, na versão de 1994, todo figurino e cenário foi redesenhado e reproduzido. Nada foi reaproveitado da montagem de 1974.
As duas versões fizeram muito sucesso, e foram aplaudidas por mais de 1 milhão de pessoas, em turnês por todo o Brasil, por mais de 10 anos.

Em crítica à Gaiola das Loucas, Yan Michalski lembra que o êxito da peça, escrita para dois grandes comediantes populares franceses (Jean Poiret e Michel Serrault), dependia da personalidade cômica dos dois intérpretes principais. E acrescenta: "No Rio, ela está magnificamente servida por dois grandes comediantes populares brasileiros, Jorge Dória e Carvalhinho, que curtem seus papéis com uma alegria contagiante, grande riqueza de detalhes e uma graça altamente valorizada pelo fato de não se tratar de uma mera exibição de trejeitos afeminados e sim de composições estudadas e completas".

Ficha Técnica:
Exposição: A GAIOLA DAS LOUCAS: 36 Anos Antes!
Concepção: João Luiz Azevedo
Projeto Gráfico: Dan Strougo
Fotografia: Mário Grisolli
Fontes de Pesquisa: Arquivos particulares de Colmar Diniz, Ângelo de Matos, Lady Francisco, Marco Miranda, Margot Mello e Monique Lafond.
Apoio: Fotosfera
Realização: Oi Casa Grande

Para um país, dito sem memória, taí uma ótima oportunidade de rever, relembrar e reverenciar grandes atores que fizeram, com sua arte, um Brasil melhor!!!

Bjs,

JL

2 comentários:

Sr. Trupessos disse...

João, é sempre um prazer trabalharmos juntos. A peça está memorável e de qualidade nunca vista. Os participantes das montagens anteriores tem motivos de sobra para se emocionarem. Abs!

Dwilna disse...

oie...
Gostaria de saber se vc tem como me dar noticias da pessa Hamlet com Wagner Moura... pois não encontro nada falando a respeito para pode postar na minha comunidade no orkut...

Hamlet - Wagner Moura

desde já agradeço

Hedda Wilna ^^